Mercado Financeiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eficiência de mercado

Ir para baixo

Eficiência de mercado Empty Eficiência de mercado

Mensagem por Admin Ter maio 14, 2013 5:40 pm

O que seria a eficiência de mercado? O mercado é eficiente?

Em um momento como o atual, com a forte volatilidade das bolsas, acho importante falar sobre isso e refletir um pouco sobre essas questões.

Em um mercado eficiente o preço de mercado fornece a melhor estimativa de valor para a empresa, sendo o objetivo então justificar tal preço de mercado.

Em um mercado ineficiente o preço de mercado pode se desviar do valor real, o considerado “justo”, e então cabe uma análise do valor real, identificando assim empresas que estejam super e subvalorizadas.

Existem alguns conceitos para definir um mercado eficiente, são eles:

- Desvios em relação ao preço real podem ser observados, contudo estes desvios não podem ser tendenciosos, devem ser aleatórios.

- Os desvios sendo aleatórios, indica que uma ação pode estar super ou subavaliada com a mesma probabilidade, sendo que estes desvios não apresentam correlação com nenhuma variável observável.

- Sendo assim, nenhum investidor conseguiria encontrar ações sub ou supervalorizadas, já que os desvios são aleatórios.

A partir destas definições é certo que muitos vão dizer que o mercado de ações não é eficiente.

Existem algumas proposições sobre a eficiência de mercado:

- Quando há maior facilidade de negociação dos ativos, a chance de ineficiência é diminuida.

Um exemplo:

Comparando o mercado de ações com o mercado imobiliário, é lógico dizer que há uma probabilide muito maior de encontrar uma ineficiência no mercado imobiliário do que no mercado de ações. As ações possuem liquidez, é muito mais facil entrar nesse mercado do que no mercado imobiliário quando se trata do investimento inicial necessário. As ações são precificadas a cada segundo, um imóvel não.

As chances de que um imóvel seja mal precificado segundo essas proposições é muito maior do que das ações.

Focando no mercado de ações, há uma série de estudos visando analisar a eficiência do mercado.

Posso citar alguns desses estudos feitos:

- Foi analisado o preço de ações após divulgação de recomendações de compra ou venda por parte de analistas. O resultado deste estudo mostra que na verdade há uma relação negativa entre os retornos obtidos pelas ações e o número de analistas que seguem a ação. Esse fenômeno é conhecido como “negligência”. Ou seja, algumas ações que são “esquecidas” pelos analistas podem estar com um preço de mercado abaixo do valor “justo”, o contrário também pode acontecer, o que importa é que essas ações em geral tendem a estar mais fora do preço real do que as demais ações.

- Estudos mostraram que empresas com índice P/L menores obtêm retornos médios maiores do que empresas com índices P/L mais elevados. É claro que existem desvios no curto prazo, mas no médio e longo prazo os estudos mostraram que existe essa correlação negativa entre P/L e retorno da ação.

- O efeito do tamanho da empresa: Dividindo as empresas por porte, o estudo mostrou que em média as empresas de porte menor obtêm maiores retornos, levando em conta que os riscos são equivalentes. O beta, medida de risco específico da empresa, pode ser subestimado no caso de pequenas empresas, já que não há tantas informações disponíveis sobre elas no mercado, e em geral são menos “analisadas” por analistas e investidores, logo há um prêmio em se investir nessas ações que por vezes não está embutido no beta da empresa.

Esses são apenas alguns estudos feitos, existem muitos outros.

É preciso sempre ter cuidado e não considerar apenas esses resultados na hora de investir, pois todos os resultados são estudos com médias, com grupos de empresas, portanto é possível que algumas empresas de determinado grupo não tenham apresentado o resultado esperado individualmente.

O ideal é sempre tentar reunir o maior número de informações que for possível, o que fará com que sua margem de segurança ao investir fique ainda maior.

Admin
Admin

Mensagens : 63
Data de inscrição : 01/04/2013

https://mercadofinanceiro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos