Mercado Financeiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Contabilidade Social - O que é?

Ir para baixo

Contabilidade Social - O que é? Empty Contabilidade Social - O que é?

Mensagem por Admin Sex Jun 28, 2013 7:10 am

Definição:

A Contabilidade Social é uma técnica de registro e de mensuração(calculos) de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. E, com efeito, uma forma especial de estatística econômica, de natureza contábil, que se propõe a apresentar valores que expressam os montantes das transações econômicas verificadas em determinada economia nacional.

Basico:

As contas procuram medir a produção corrente;
As contas referem-se a um fluxo, normalmente de um ano;
A moeda é neutra, no sentido de que é considerada apenas como unidade de medida e instrumento de trocas.

As formas de medias a atividade Economica

São elas o Produto, a Despesa e a Renda
PRODUTO NACIONAL (PN): É o valor de todos os bens e serviços finais produzidos em determinado período de tempo. Medida do fluxo de produção.
Valor: os preços permitem agregar bens diferentes; moeda é a unidade-padrão de agregação. Bens e serviços finais: não se consideram os bens e serviços intermediários. Período de tempo: mês, ano.
DESPESA NACIONAL (DN): É o valor das despesas dos vários agentes na compra de bens e serviços finais. DN = Despesas de consumo (C).
Despesas das famílias com bens de consumo, despesas com investimentos das empresas, gastos do governo e gastos do setor externo.
RENDA NACIONAL (RN): É a soma dos rendimentos pagos às famílias, que são proprietárias dos fatores de produção, pela utilização de seus serviços produtivos.
RN = salários (w) + juros (j) + aluguéis (a) + lucros (l)
Identidade básica: PN (produto nacional)= DN(despesa nacinal) = RN(renda nacional)
VALOR ADICIONADO: Consiste no cálculo do que cada ramo da atividade adicionou ao valor do produto final, em cada etapa do processo produtivo.
VA = VBP - consumo de produtos intermediários; Então: PN = DN = RN = VA
POUPANÇA (S): É a parcela da RN não consumida no período, isto é, da renda gerada (salários, juros, aluguéis, lucros), parte não é gasta em bens de consumo.
S = RN - C
INVESTIMENTO (I): É o gasto em bens que representam aumento da capacidade produtiva da economia, isto é, da capacidade de gerar rendas futuras; É o gasto em bens produzidos, que não foram consumidos no próprio período e que serão utilizados para consumo futuro.
I = PN - C I = Ibk + DE
DEPRECIAÇÃO: É o consumo do estoque de capital físico, em dado período.
PNL = PNB - d
PRODUTO NACIONAL A PREÇOS DE MERCADO E A CUSTO DE FATORES
PN a preços de mercado (PNpm): é o PN medido a partir dos valores transacionados no mercado (ou seja, medido pelo preço pago pelo consumidor final).
PN a custo de fatores (Pncf): é o PN medido a partir dos valores que refletem os custos de produção, a remuneração aos fatores.
PNpm = Rncf + Ti - Sub
Renda Líquida de fatores externos (RLFE) : é a remuneração dos ativos pertencentes a estrangeiros, divide-se em:
1-Renda Enviada ao Exterior (RE): parte do que foi produzido internamente não pertence aos nacionais (capital e tecnologia). A remuneração desses fatores vai para for a do país. 2-Renda Recebida do Exterior (RR): recebemos renda devido à produção de nossas empresas operando no exterior.
PIB (Produto Interno Bruto): é a renda devida à produção dentro dos limites territoriais do país.
RLFE = RR - RE
Produto Nacional Bruto (PNB): renda que pertence efetivamente aos nacionais, incluindo a renda recebida de nossas empresas no exterior, e excluindo a renda enviada para o exterior pelas empresas estrangeiras localizadas no Brasil.
PNB = PIB + RLFE
DESPESA NACIONAL DN = C + I + G + X - M

Admin
Admin

Mensagens : 63
Data de inscrição : 01/04/2013

https://mercadofinanceiro.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos